São prendas amargas para quem vai em viagem automóvel neste Natal: os combustíveis reforçam na segunda-feira os aumentos registados no início desta semana.
Para a gasolina está prevista uma subida de meio cêntimo por litro, com o gasóleo a ter um "salto" mais robusto com 1,5 cêntimos.
A confirmarem-se estes valores, significa que no arranque da próxima semana poderá encontrar o litro da gasolina simples 95 nos 1,719 euros/litro e o gasóleo simples nos 1,611 euros/litro.
Ambos os valores médios já incluem os descontos das gasolineiras e as medidas fiscais temporárias para mitigar o aumento do preço dos combustíveis.
É também necessário ter em atenção que os preços dependem sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
ISP vai ser "mexido"
Entretanto, o ministro das Finanças já assinalou que o Executivo irá usar a descida da taxa de carbono para, no primeiro dia de 2025, reduzir o desconto no Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).
A medida foi avançada por Joaquim Miranda Sarmento numa audição parlamentar da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), segundo um requerimento do Partido Socialista sobre a estratégia fiscal para os combustíveis.
"Vamos fazer uma recomposição do mix fiscal dos combustíveis" e "usar a descida da taxa de carbono para fazer uma parte da reversão do desconto do ISP", explicou o governante.
Ressalvou, no entanto, que a 1 de Janeiro "os portugueses terão o mesmo valor de imposto sobre os combustíveis e o mesmo preço".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: